CEBT Ibérico

CEBT Ibérico

Os parceiros do INESPO III pretendem com a dinamização desta ação, inverter a lógica de “formação apoiada” para “consultoria avançada”, em criação de valor e Empresas de Base Tecnológica (EBT’s), fazendo uso da alargada experiência dos especialistas, acompanhando e motivando por intermédio de uma estreita relação de proximidade, as equipas que se candidatem ao programa.

É propósito do CEBT Ibérico criar uma metodologia de aconselhamento e consultoria especializada, originando um modelo de serviço de apoio à constituição de EBT’s. Assim, espera-se com esta iniciativa alavancar o número de empresas criadas, permitindo que os participantes possam explorar ideias e projetos provenientes dos laboratórios e unidades de investigação das Universidades parceiras, nas quais será avaliado o potencial comercial e a sua eventual materialização, através da criação de EBT’s.

Em Portugal, a iniciativa irá decorrer nas universidades da região centro, nomeadamente na Universidade da Beira Interior, na Universidade de Aveiro e na Universidade de Coimbra durante o primeiro semestre letivo do ano 2018/2019. 

Operacionalização

O CEBT Ibérico tem a duração de 30 horas e irá operacionalizar-se por via de três ações:

  • Sessões de Sensibilização/Workshops;
  • Sessões de Mentoring e Coaching;
  • Sessão Final.

Serão dinamizadas 4 Sessões de Sensibilização numa lógica de consultoria avançada, visando o acompanhamento de projetos empreendedores e empresariais pelos agentes. Essas sessões irão promover a capacitação dos participantes em áreas de ciências empresariais, afirmando-se como determinantes para promover o desenvolvimento adequado dos projetos e o seu ajuste às necessidades do mercado.

As Sessões de Mentoring visam o acompanhamento personalizado do projeto de cada equipa.

No desenvolvimento da consultadoria avançada haverá ainda lugar para a realização de sessões com mentores empresariais e empreendedores de várias áreas de negócio, os quais irão possibilitar a transmissão de experiências e conhecimentos.

Sessões de Sensibilização/Workshops

Numa lógica de consultoria avançada, serão dinamizadas quatro Sessões de Sensibilização/Workshops, com duração de 3 horas, sobre as seguintes temáticas:

  • 1º Workshop: Estudo do Mercado;
  • 2º Workshop: Modelo de Negócios;
  • 3º Workshop: Estratégia e Marketing;
  • 4º Workshop: Comunicação e Negociação.

Total de Horas: 12

Mentoring & Coaching

Mentoring Sessions

Para além das Sessões de Sensibilização, e de forma complementar, serão levadas a cabo quatro mentoring sessions obrigatórias onde cada equipa se reunirá com um mentor da Universidade e terá oportunidade de apresentar os avanços do trabalho (modelos de negócios), obtendo feedback e um correto acompanhamento do seu projeto. Estas sessões serão dinamizadas por um mentor com um percurso e experiência empreendedora, com conexões ao mundo empresarial regional.

  • 1º Mentoring: Pesquisas nas Bases de Dados, Cadeia de Valor; Segmentação do Mercado; Pré-identificação de fornecedores, clientes e concorrentes; TPC: lista de contactos com potenciais clientes, fornecedores e concorrentes;
  • 2º Mentoring: Análise das Necessidades e fontes de financiamento; Estimativa dos investimentos a efetuar; Estimativa de vendas e custos; Definição de necessidades de RH; Análise Económica e Financeira; Análise de Sensibilidade.
  • 3º Mentoring: Revisitação do Mapa Industrial, 5 Forças Competitivas de Porter; Análise SWOT; Definição do Marketing-Mix.
  • 4º Mentoring: Aplicar as estratégias e as técnicas de comunicação e negociação; Identificar diferentes tipos de negociação e de fases do processo negocial no contexto empresarial.

Total de Horas: 12

Coaching

Paralelamente, ocorrerão ainda, Sessões de Coaching, não obrigatórias, correspondentes às Sessões de Sensibilização/Workshops e às Sessões de Mentoring, onde cada equipa poderá ser atendida pelo coordenador executivo do CEBT Ibérico, onde terá a oportunidade de mostrar e receber feedback sobre o trabalho desenvolvido, em horário semanal a definir.

Total de Horas: 3 

Apresentação e Avaliação

Aproveitando a massa crítica gerada pela conjugação de participantes, peritos externos e demais especialistas, será realizada uma sessão final de apresentação e avaliação dos projetos, na Universidade da Beira Interior. As equipas terão de proceder a uma apresentação ao estilo “elevator pitch”, com recurso aos meios que entenderem mais adequados, sendo a única limitação o tempo disponível.

Cada grupo será avaliado por um painel de convidados, dos quais se esperam comentários assertivos para o estímulo ao aperfeiçoamento da ideia/conceito de negócio. 

Total de Horas: 3

 

Os participantes que não tiverem frequência superior a 75% (máximo de 3 faltas) não receberão certificados de conclusão da iniciativa. A ausência na Sessão Intermédia e/ou na Sessão Final implica em reprovação imediata, caso não seja devidamente justificada. Em caso de faltas justificadas, os participantes deverão apresentar comprovativos.

Este seminário de disseminação a realizar em Portugal, visa a promoção dos projectos e a criação de empresas, bem como, a disseminação da tecnologia e conhecimento pelas empresas e pelos vários agentes do meio envolvente. Procura-se que o seminário tenha potenciais investidores, nomeadamente, empresas, incubadoras, business angels e empresas de capital de risco.

Financiado por: