CEBT Ibérico

Prof. Doutor Mário Raposo

Professor Catedrático do Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior. Cátedra na área de Gestão, pela Universidade da Beira Interior, em 17 Junho de 2003. Em 20 de junho de 2002, Agregação na área de Gestão – Marketing, também pela Universidade da Beira Interior. Em 13 de dezembro de 1994 concluiu o Doutoramento em Gestão pela mesma Universidade. Em 1990 fez um curso de Pós Graduação European Doctoral Programme in Entrepreneurship and Small Business Management, na Universidade Autónoma de Barcelona, ESPANHA. Em 1988 realizou as Provas de Aptidão Científica e Capacidade Pedagógica, com a classificação de Muito Bom. Em 1984 e 1985, efetuou os Cursos de Pós Graduação em Management of Human Resources: MGT 816, em Accounting Information Systems: ACC 803 da Universidade de Clemson, Estados Unidos da América. É Licenciado em Gestão pelo Instituto Universitário da Beira Interior desde 1982 e Bacharel em Contabilidade e Administração pelo mesmo Instituto desde 1980.
Atualmente é Vice-Reitor da Universidade da Beira Interior, desde setembro de 2013 e Investigador na Unidade de Investigação NECE (Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais).

Prof.ª Doutora Maria José Madeira

Docente na Universidade da Beira Interior, onde ensina Empreendedorismo a nível de Licenciatura e Mestrados e Doutoramentos. Começou a sua vida académica em 1994, depois de 8 anos de carreira como empreendedora e fundadora de empresas industriais e comerciais. Coordenadora Executiva do Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica pela UBI. Presentemente é Diretora do Curso de Mestrado em Empreendedorismo e Criação de Empresas. Coordenadora Cientifica do Projeto Internacional INESPO III (Innovation Network Spain-Portugal) Rede de Transferência de Conhecimento Universidade – Empresa. Região Centro de Portugal – Castilha y León.

Prof. Doutor Ricardo Gouveia Rodrigues

Ricardo Gouveia Rodrigues é Professor auxiliar na Universidade da Beira Interior, Portugal. Tem Doutoramento em Gestão e completou o Programa Doutoral Europeu em Empreendedorismo e Pequenas Empresas na Universidad Autonoma de Barcelona (Espanha) e na Växjö University (Suécia). Atualmente é investigador no NECE-UBI – Research Unit of Business Sciences. Os seus principais interesses de investigação são o Marketing Empreendedor, Educação para o Empreendedorismo e Marketing Social, estando também interessado em estudar o impacto dos esforços de marketing em temáticas como o comportamento infantil. Publicou vários artigos em Revistas científicas e capítulos em livros internacionais. Participou em vários projetos nacionais como nomeadamente a implementação de um programa piloto em Educação para o Empreendedorismo em escolas secundárias e a avaliação do seu impacto, coordenando ainda um projeto internacional sobre o impacto da educação para o Empreendedorismo.

Prof.ª Doutora Arminda do Paço

Arminda do Paço (Doutorada em Gestão) é professora na Universidade da Beira Inteiror, Portugal. É atualmente diretora do DGE – Departamento de Gestão e Economia (UBI) e investigadora no NECE – Research Unit in Business Sciences. As suas áreas de interesse são a educação em empreendedorismo e o marketing ambiental. Publicou vários artigos em revistas internacionais e editou livros no campo da sustentabilidade ambiental. Adicionalmente, participou em projetos de investigação nacionais (ex.: REMEDIA), bem como em projetos internacionais, como por exemplo, o estudo de impacto do programa em empreendedorismo em Moçambique, promovido pela UNIDO, ICT Entrepreneur, SCIENT, ARTISAN, TWINE, etc.

Dr. Edgar Nave

Licenciado e Mestre em Marketing pela Universidade da Beira Interior (UBI), pós-graduado em Comércio Internacional pela IMF Business School (Espanha). Possui uma vasta experiência em Retail Marketing, tendo sido responsável de rebranding de uma cadeia nacional de centros comerciais. Atualmente, está encarregue da gestão do projeto INESPO III (Innovation Network Spain-Portugal), consórcio composto por universidades portuguesas e espanholas, liderado pela UBI; onde paralelamente desenvolve investigação cientifica em Empreendedorismo e Inovação. Em 2015 idealizou o conceito North Walls, convertendo um hobby de cerveja artesanal num negócio, através da importação e comercialização de mais de 100 marcas de cervejas de todo o mundo. Frequenta o programa Doutoral em Gestão e concluiu o CEBT Ibérico em 2014.

Prof. Doutor António Pires

Quadro do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresa e à Inovação (IAPMEI) – Direção de Gestão de Incentivos e Créditos desde 1990, sendo atualmente responsável pela gestão de projetos (candidaturas a fundos comunitários).
Docente convidado a tempo parcial na Universidade da Beira Interior desde 1992, onde atualmente leciona Análise de Investimentos e Empreendedorismo a nível de Mestrado.
Começou a sua vida académica em 1987 na Universidade da Beira Interior como Assistente Estagiário, depois de ter sido professor do ensino secundário durante alguns anos.

Prof. Doutor Luís Farinha

Luís Farinha é Doutorado em Gestão. É Professor Auxiliar e investigador na Universidade da Beira Interior e Professor Auxiliar no Instituto Politécnico de Castelo Branco. A sua carreira de investigação é focada nas ligações entre o empreendedorismo, inovação e competitividade regional nos contextos nacionais e internacionais. É fundador da Helix Regional – International Conference e também editor de dois livros, elaborando vários artigos científicos e capítulos de livros. É também ligado à inovação e aos programas de empreendedorismo em cooperação com incubadoras de empresas, associações nacionais empresariais e de clusters sectoriais. Anteriormente foi gestor em empresas em processo de internacionalização. Foi também sócio e fundador de duas empresas envolvidas na exploração de energias renováveis.

Prof. Doutor Paulo Pinheiro

Paulo Pinheiro é professor no Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior e Investigador do NECE-Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais. É doutorado em Gestão e os seus interesses principais estão focados na Gestão do Conhecimento, Negociação e Marketing. É autor de várias publicações de carácter científica em várias publicações e conferências de carácter internacional

Eng. José Rui Soares

José Rui Soares assume-se como um empreendedor. Fundou e geriu várias empresas inovação com M&A do Grupo WhatEver com a Pararede, uma empresa tecnológica cotada no PSI20. Atualmente, através da BTEN, empresa do qual é sócio e cofundador, dedica-se a ajudar empresas e empreendedores a acelerar o seu negócio em ambiente digital no mercado nacional e internacional. Desenvolve e implementa novos modelos de negócio, através do acesso a novos mercados e melhores canais. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica, em 1983, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, possuindo ainda o PADE 36º – Programa de Akta Direcção de Empresas, na AESE – Escola de Direcção de Negócios. É ainda membro da Ordem dos Engenheiros, do Centro Business Angels e do Club Open Business Angels, onde presentemente lecciona a Unidade Curricular da cadeira de projetoc “Vencer a Ideia” do Executive MBA de Sistemas de Informação e Empreendedorismo.

Hugo Duarte

Hugo Pedro Duarte, é formado em Publicidade e está a frequentar o último ano da licenciatura em Design Multimédia, na UBI. Profissionalmente já colaborou com algumas das mais importantes empresas e instituições da região, das quais podemos destacar a Universidade da Beira Interior, a Joalpe International SA,  Diário XXI, entre outras. Atualmente é freelancer como designer gráfico e web para várias empresas da região centro, bem como para outras empresas de design.
É titular do curso de Formação de Formadores e já ministrou formações na área do Design, tais como Adobe Illustrator ou InDesign.

Financiado por: