CEBT Ibérico

Universidades

Universidade da Beira Interior

A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das mais recentes universidades públicas em Portugal. Desde 1986, já criou várias estruturas de ensino e de investigação, distribuídas em 5 faculdades, 13 unidades de investigação acreditadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), vários centros e serviços que promovem tanto o ensino como a investigação de excelência, bem como a prestação de serviços à comunidade.

Gabinete de Apoio a Projetos e Investigação

O GAAPI apoia a UBI no seu objetivo de se tornar um centro de IDT de referência nacional e internacional e na disseminação do conhecimento, através da distribuição efetiva da sua oferta tecnológica ao sector empresarial, bem como da sua prévia proteção industrial, da pesquisa e compreensão das necessidades industriais, da promoção de parcerias e o apoio à implementação e consolidação de empresas de base tecnológica, estimulando o desenvolvimento regional e o empreendedorismo.

Universidade de Coimbra

Ao assinar o “Scientiae thesaurus mirabilis”, D. Dinis criava a Universidade mais antiga do país e uma das mais antigas do mundo, datada de 1290. Com mais de sete séculos, a Universidade de Coimbra conta com um património material e imaterial único, peça fundamental na história da cultura científica europeia e mundial.

Divisão de Inovação e Transferências do Saber

A Divisão de Inovação e Transferências do Saber da Universidade de Coimbra (DITS) foi criada em Outubro de 2003 no âmbito da Reitoria (anteriormente conhecida como GATS.UC), enquanto unidade de interface de estrutura leve direcionada para as áreas de relacionamento com entidades externas, inovação, transferência do conhecimento e empreendedorismo.
A DITS procura promover, dinamizar e apoiar o estabelecimento de relações, projetos e parcerias da Universidade de Coimbra com o mundo exterior, para uma aproximação e aprendizagem recíprocas.
As competências da DITS são exercidas em dois domínios principais:

  • Identificação das oportunidades de efetuar a transferência de inovação e de saberes da Universidade para a sociedade e o mundo empresarial;
  • Dinamização das iniciativas e projetos que permitam concretizar essa transferência.

Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro (UA), criada em 1973, é uma instituição pública de direito privado que tem como missão a intervenção e desenvolvimento da formação graduada e pós-graduada, a investigação e a cooperação com a sociedade.

Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Aveiro

A UATEC identifica e difunde a oferta tecnológica da UA nas empresas e promove, para além da investigação aplicada, a investigação dirigida para o mercado. Valoriza a propriedade intelectual resultante das atividades de I&D, promove o empreendedorismo, elabora novos projetos I&D em consórcio, gere e negoceia os contratos de transferência de tecnologia, e apoia a criação de empresas de base tecnológica.

Financiado por: