Curso de Técnico de Sistemas de Informação e Comunicação

No seguimento da celebração de Acordos de Cooperação para o desenvolvimento de formação no âmbito da medida Vida Ativa com instituições de ensino superior, a Universidade da Beira Interior, através do CFIUTE, está a promover o curso de Técnico de Sistemas de Informação e Comunicação.
A atual conjuntura de elevados níveis de desemprego, designadamente entre públicos com formação superior, por vezes sem as qualificações requeridas pelo mercado de emprego, nomeadamente ao nível das competências de tecnologias de informação e comunicação, do domínio da informática e em áreas tecnológicas especializadas e orientadas para empresas da área de informática da região, como por exemplo Altran Portugal e PT.
O Programa de Relançamento do Serviço Público de Emprego prevê a implementação de medidas que promovam a integração no mercado de trabalho, nomeadamente o encaminhamento para ações que visem a aquisição de competências que reforcem a empregabilidade. Foi nesta perspetiva que o IEFP propôs à UBI o desafio para a criação de um curso de Técnicos de Sistemas de Informação e Comunicação.
Os objetivos da presente ação de formação são:
• Analisar e administrar sistemas de informação;
• Planear e manter infraestruturas de redes de área local;
• Construir aplicações web e JAVA simples;
• Conceber e gerir bases de dados.
Os destinatários identificados como público-alvo desta ação de formação são: desempregados inscritos nos serviços de emprego, detentores de habilitação de nível superior em áreas de baixa empregabilidade, incluindo os públicos abrangidos pela Garantia Jovem, com idade até 29 anos de idade.
Estrutura curricular:
Comunicação Assertiva e Técnicas de Procura de Emprego (25 horas);
Criação de Páginas para a Web em hipertexto (25 horas);
Arquitectura interna do computador (25 horas);
Algoritmos (25 horas);
Fundamentos de linguagem JAVA (50 horas);
Rede Local Administração (50 horas);
Análise de sistemas (50 horas);
Instalação e Configuração de Sistemas de Gestão de Bases de Dados (50 horas);
Formação em contexto de trabalho (3 meses).
A presente ação de formação tem a duração total de 300 horas em sala e 420 horas em Formação em Contexto de Trabalho.
Local de realização:
CFIUTE e Laboratório de Redes do Departamento de Informática.
Formação em sala: a decorrer desde 7 de Setembro até 19 de Novembro de 2015.
Formação em Contexto de Trabalho: de 30 de Novembro de 2015  a 3 de Março de 2016.
Apoio Sociais:
Formação com direito a Bolsa de Formação, Subsidio de Alimentação, Transporte e Acolhimento. Para mais informações consulte aqui o documento.
Formação no âmbito da medida Vida Ativa, financiada pelo IEFP.