A Quadratura do Círculo

A valorização da dimensão científica dos professores através da formação contínua é um dos princípios do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (Decreto Lei nº22/2014). A formação contínua tem como objectivo primordial, segundo este documento regulador, a melhoria da qualidade do ensino e dos resultados da aprendizagem escolar dos alunos e, para isso, é essencial que os professores possam aprofundar os seus conhecimentos científicos, atualizá-los e mobilizá-los para o processo de ensino e aprendizagem. No caso particular da disciplina de Matemática, os novos Programas e Metas Curriculares no Ensino Básico e a sua extensão ao Ensino Secundário, no ano letivo 2015/2016, introduzem novos conteúdos científicos e novas perspetivas aos currículos escolares que exigem a atenção dos professores. A Universidade da Beira Interior, cumprindo a sua missão de promover a qualificação de alto nível, a produção, transmissão e difusão de saber, cultura, ciência e tecnologia, acrescenta oportunamente esta ação ao seu leque de oferta formativa, o que constitui uma oportunidade para solidificar alguns tópicos fundamentais da matemática, conhecer o seu papel nos novos Progamas e Metas Curriculares de Matemática e mobilizar este conhecimento para desenvolver estratégias de ensino e atividades para a sala de aula que promovam a melhoria da qualidade do ensino e dos resultados da aprendizagem escolar dos alunos.

PROGRAMA

MÓDULO I Geometria

  • O que é  a quadratura do círculo?
  • Os três problemas clássicos da Matemática Grega;
  • Porque é que para os Gregos construir só era permitido apenas com régua e compasso?
  • Algumas construções possíveis;
  • Exemplos de quadraturas possíveis: As Lúnulas de Hipócrates;
  • Algumas notas históricas.

MÓDULO II Números

  • Sistemas de números: N, Z, Q, R, C.;
  • Corpos e suas extensões;
  • Números racionais e números irracionais;
  • Números algébricos e números transcendentes;
  • O número π;
  • Números construtíveis;
  • Formulação do problema da quadratura do círculo em termos numéricos;
  • Prova da impossibilidade da quadratura do círculo.

FORMADORES Prof. Doutor Celino Miguel

DESTINATÁRIOS Professores do grupo 230 do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do grupo 500 do Ensino Secundário

CREDITAÇÃO N.º CCFC/ACC-79625/14 N.º créditos: 0,5

OBJETIVOS Saber em que consiste o problema da quadratura do círculo; Enquadrar na História da Matemática o problema da quadratura do círculo; Enquadrar na Filosofia Grega o problema da quadratura do círculo; Conhecer algumas quadraturas possíveis; Formular o problema da quadratura do círculo em termos numéricos; Reconhecer que a transcendência do número πprova a impossibilidade da quadratura do círculo.

LOCAL Universidade da Beira Interior – CFIUTE

PREÇO N/A

DURAÇÃO 12 horas presenciais

CALENDARIZAÇÃO a definir

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