Números Complexos e seus Parentes Algébricos

Um dos princípios do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (Decreto Lei no22/2014) é a valorização da dimensão científica dos professores através da formação contínua. Um dos objetivos desta é a melhoria da qualidade do ensino- aprendizagem, pelo que é essencial que os professores possam aprofundar, atualizar e mobilizar os seus conhecimentos científicos para o processo de ensino-aprendizagem. Em particular, no que se refere à Matemática, a recente introdução das novas metas curriculares no Ensino Básico e a sua extensão ao Ensino Secundário no ano letivo 2015/2016 introduzem, por um lado, novos conteúdos científicos e, por outro lado, novas perspetivas aos currículos escolares que exigem a atenção dos respetivos professores. Esta ação de formação constitui uma oportunidade para solidificar alguns fundamentos de tópicos algébricos essenciais, conhecer o seu papel nos novos programa e metas curriculares de Matemática para o Ensino Secundário, e mobilizar este conhecimento para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, nomeadamente para desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem e tarefas para a sala de aula.

PROGRAMA
  1. Os números complexos à luz do novo currículo de Matemática do Ensino Secundário;
  2. Perspetiva histórica dos números complexos, nomeadamente a fórmula de Cardano para a resolução de equações do 3.º grau, e dos seus parentes algébricos (quaterniões e octoniões);
  3. Construção algébrica do corpo dos números complexos, munindo R^2 da adição usual e de uma multiplicação adequada, e seus parentes algébricos (quaterniões e octoniões);
  4. Algumas aplicações dos números complexos e dos seus parentes algébricos (quaterniões e octoniões), nomeadamente:
    • Estabelecimento de fórmulas de trigonometria e primitivação de funções através da linearização de polinómios trigonométricos com as fórmulas de De Moivre, rotações, melhor par de duas retas enviesadas em R^3 e em R^7;
  5. Tarefas para a sala de aula: construção, análise e discussão de diversas propostas.

 FORMADORES
Prof.ª Doutora Patrícia Beites

DESTINATÁRIOS
Professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário

CREDITAÇÃO
N.º CCFC/ACC-79778/14
N.º créditos: 0,5 O

BJETIVOS
Aprofundar o conhecimento teórico sobre os números complexos, seus parentes algébricos (quaterniões e octoniões), episódios históricos associados e suas aplicações; Articular os conteúdos matemáticos abordados com o currículo de Matemática do Ensino Secundário; Desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem e tarefas para implementação em sala de aula.

LOCAL Universidade da Beira Interior – CFIUTE

PREÇO N/A

DURAÇÃO 12 horas presenciais

CALENDARIZAÇÃO a definir

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