DETERMINAÇÃO DO NÍVEL DE SERVIÇO EM ESTRADAS MULTIVIAS | Avaliação com Recurso à Metodologia HCM 2010

À luz do enquadramento legal em vigor, as vias pertencentes à rede nacional de estradas devem assegurar, em função do tipo de via, determinadas condições de circulação. Estas condições de circulação, traduzidas pelo nível de serviço oferecido, são determinadas através da aplicação da metodologia apresentada no Highway Capacity Manual (HCM) do Transport Research Board (TRB). A ação de formação que a seguir se apresenta surge da necessidade de formar quadros na aplicação dos últimos desenvolvimentos da metodologia HCM (5ª edição – HCM 2010) ao cenário rodoviário português, cuja utilização é ainda pouco expressiva.

1. ENQUADRAMENTO
    Estradas multivias. Condições de base. Níveis de Serviço e Capacidade. Componentes da estrada consideradas na avaliação do Nível de Serviço e da Capacidade.
  2. ANÁLISE DO NÍVEL DE SERVIÇO E DA CAPACIDADE EM SEÇÕES CORRENTES
    Âmbito e limitações da metodologia. Seções correntes de estradas multivias. Condições de Base. Dados de entrada e valores  típicos. Análise operacional: procedimento de cálculo para a determinação do nível de serviço e da capacidade. Exercícios de aplicação.
  3. ANÁLISE DO NÍVEL DE SERVIÇO E DA CAPACIDADE EM SEÇÕES JUNTO A RAMOS DE LIGAÇÃO
    Âmbito e limitações da metodologia. Zonas de influência de ramos de entrada e de saída de estradas multivias. Condições de Base. Dados de entrada e valores típicos. Análise operacional: procedimento de cálculo para a determinação do nível de serviço e da capacidade. Exercícios de aplicação.
  4. ANÁLISE DO NÍVEL DE SERVIÇO E DA CAPACIDADE EM SEÇÕES DE ENTRECRUZAMENTO
    Âmbito e limitações da metodologia. Seções de entrecruzamento. Condições de Base. Dados de entrada. Análise operacional: procedimento de cálculo para a determinação do nível de serviço e da capacidade. Exercícios de aplicação.
  5. EXEMPLO DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA HCM 2010 | A23 (Castelo Branco Sul – Covilhã Norte)

Formadores: Bertha Santos e Jorge Gonçalves, Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI

Destinatários: Quadros das Concessionárias de Autoestradas e demais técnicos envolvidos na gestão das condições de operação de estradas multivias (autoestradas).

Calendarização: dias 16 e 17 de Maio.

Horário: 09h00 às 13h00| 14h30 às 18h30

Data limite de inscrições: 6 de maio.

*Preço: 400€

Inscreva-se aqui.

*Desconto de 10% para membros da Ordem dos Engenheiros, estudantes, antigos alunos da UBI e funcionários de empresas parceiras da UBI.