Funções reais de variável real nos Programas e Metas Curriculares de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

A Universidade da Beira Interior, cumprindo a sua missão de promover a qualificação de alto nível, a produção, transmissão e difusão de saber, cultura, ciência e tecnologia, acrescenta esta ação ao seu leque de oferta formativa, o que constitui uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre alguns dos tópicos de Análise abordados nos novos programas, adquirir uma perspetiva abrangente dos mesmos e mobilizar estes conhecimentos para desenvolver estratégias de ensino e atividades para a sala de aula que promovam a melhoria da qualidade do ensino e dos resultados da aprendizagem escolar dos alunos.

Formador: Prof. Doutor António Bento

* Aprofundar o conhecimento sobre alguns dos tópicos de Funções Reais de Variável Real abordados nos novos programas do ensino secundário;
* Promover a reflexão e discussão sobre as metas curriculares relativas ao domínio Funções Reais de Variável Real;
* Desenvolver estratégias de ensino e atividades para a sala de aula.

Conteúdos:
* INTRODUÇÃO: resumo dos conteúdos de funções reais de variável real nos programas e metas curriculares do ensino secundário (1 hora)
* GENERALIDADES SOBRE FUNÇÕES: definição; gráfico; restrição de uma função; conjunto imagem; composição; bijetividade; inversa; operações algébricas (2 horas)
* LIMITES: sucessões; limite de uma sucessão; pontos aderentes e pontos de acumulação de um conjunto; a definição de limite nos programas de Matemática (2001) e nos novos programas; consequências da escolha de cada uma das definições; limites laterais; assíntotas; (6 horas)
* CONTINUIDADE: definição; propriedades; teoremas de Bolzano e de Weierstrass. (2 horas)
* DERIVADAS: definição; propriedades; teorema de Lagrange; monotonia e extremos; convexidade e pontos de inflexão. (4 horas)

Duração: 25 horas (15 horas de sessões presenciais + 10 horas assíncronas)

Creditação: CCPFC/ACC-85080/15 Nº de Créditos: 1

Local: Universidade da Beira Interior –sala 6.05

Preço: 20€*

Calendarização: 02 de março, 16 de março, 06 de abril, 20 de abril e 04 de maio, das 17h00 às 20h00

Data limite de inscrições: 25 de fevereiro

Inscrições AQUI

* O pagamento deverá ser feito obrigatoriamente por transferência bancária para o IBAN PT50 001800032321972802034, e o comprovativo enviado para o email do cfiute@ubi.pt.