Fundamentos de Python e Ciência de Dados

O Interesse da programação em Python para modelação, simulação de sistemas e processamento de dados experimentais ou estatísticos; o complemento prático das unidades curriculares de “Matemática Computacional”, “Programação” e “Estatística” lecionadas nos cursos de engenharia e de ciências (na UBI e noutras universidades); o crescimento exponencial do uso da linguagem Python nas áreas da engenharia e da ciência, bem como a ubiquidade da necessidade da Ciência de Dados na indústria e nos serviços tecnológicos e administrativos levou a criação desta ação de formação.

Formador:

Prof. Doutor Kouamana Bousson

Destinatários/as :

• Alunos dos cursos de Engenharia e de Ciências (Aeronáutica, Eletromecânica, Bioengenharia, Informática, Física, …);
  • Engenheiros e técnicos do sector industrial e de prestação de serviços;
  • Profissionais cujos cargos requeiram a modelação, análise e previsão no quadro da Ciência de Dados.

Objectivos:

Dar aos participantes os fundamentos da programação em Python bem como os conhecimentos necessários para a modelação, análise e simulação de dados com a linguagem Python no contexto da Ciência de Dados.

Conteúdos da ação:

1. Python e Ciência de Dados (2h)
  2. Fundamentos da Programação em Python (8h)
  3. Visualização Gráfica com Python (2h)
  4. Estatística Multivariada e Redução de Dados (4h)
  5. Métodos de Regressão e Redes Neuronais (6h)
  6. Previsão de Séries Temporais I: Métodos Clássicos (6h)
  7. Previsão de Séries Temporais II: Métodos Avançados (4h)

Metodologias de Realização da Ação:

1. Apontamentos em suporte digital (formato pdf) enviados aos participantes do curso antes de cada aula;
  2. Apresentação da matéria lecionada em powerpoint, com exemplos de códigos de programas e comentários;
  3. Programação de casos práticos com o apoio do formador.

De 19/03/2019 a 11/04/2019 (terças e quintas-feiras)

Local de funcionamento:

CFIUTE – Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial – Rua Marquês de Pombal, 6200-379 Covilhã

Das 18h30 às 22h30

Data Limite de inscrições:

08/03/2019

Preço: