Género, Igualdade e Cidadania

Destinatários: Docentes do Ensino Superior

Objetivos:

– Promover a mudança com conhecimento e responsabilidade por parte dos professores e das professoras no contexto escolar, respeitante à igualdade de tratamento e oportunidades entre homens e mulheres, promovendo a reflexão sobre as implicações das estereotipias de género nos percursos escolares e pessoais dos estudantes, de molde a identificar o impacto do curricula escolar nas gerações e manutenção de desigualdades de género.

– Discutir a conceção da universidade como gender neutral e promover a consciencialização e a reflexividade dos e das docentes do ensino superior para a importância e  transversalidade da igualdade de género

Programa:

1. A ORDEM SOCIAL DE GÉNERO (6 horas)

a. Conceitos de sexo e de género: descrever e compreender a realidade de homens e de mulheres

b. Estereótipos de género e representações sociais de homens e de mulheres

c. Papéis sociais de género e organização socias

d. Relações de género: hierarquias e relações de poder entre mulheres e homens;discriminações sexuais diretas e indiretas; violência de género

2. GÉNERO, EDUCAÇÃO E CURRÍCULO (6 horas)

a. As diferentes dimensões do currículo (formal, informal, oculto, nulo…)

b. Comunicação, linguagem e recursos pedagógicos: (in)visibilidades e estereotipias

c. Género, saberes e competências: conhecimento e memória

3. ÁREAS E DIMENSÕES DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA (3 horas)

a. Género, espaços, ambientes e interações entre os sexos

b. Género, autonomia, (cor)responsabilidade e liderança

c. Género, corpo, saúde e cuidado

4. GÉNERO E CONHECIMENTO NAS DIFERENTES ÁREAS CURRICULARES/CIENTÍFICAS (10 horas)

5. MÓDULO TEMÁTICO ESPECÍFICO DE ACORDO COM O GRUPO DESTINATÁRIO (10 horas)

a. Da indisciplina e violência à cidadania: compreender as raízes do problema para intervir

Duração: 25 horas

Local: CFIUTE – Universidade da Beira Interior

Calendarização: abril de 2018

Inscrições AQUI

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