Apresentação

As instituições de ensino superior enfrentam o desafio de preparar os seus estudantes com as competências adequadas à sua inserção num mercado de trabalho em mudança e cada vez mais competitivo, tecnologicamente evoluído, ao mesmo tempo tornando os cidadãos ativos, responsáveis e interventivos.

A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma instituição que sabe responder aos desafios e às rápidas mudanças do mundo atual, procurando através do Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial (CFIUTE) organizar um vasto leque de ações de formação e, assim, incorporar nos cidadãos o conhecimento nas mais diversas áreas para que sejam eficazes e eficientes no mundo sem fronteiras.

A formação insere-se num objetivo transversal de contribuição para o processo de qualificação de Pessoas e de melhoria contínua.

O CFIUTE visa potenciar as capacidades e criar condições de valorização profissional à comunidade académica e sua envolvente.

O Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial (CFIUTE) foi criado através de um projeto desenvolvido pelo GAAPI, financiado pelo POEFDS. O CFIUTE tem por objetivo a oferta de formação e atualização ao longo da vida, para empresários, trabalhadores do setor público e privado, colaboradores e alunos da UBI, bem como incentivar e reforçar a cooperação entre a Universidade e as empresas. Foi a pensar na economia regional, no estímulo ao empreendedorismo e à inovação que a UBI decidiu criar esta estrutura.

O CFIUTE, atualmente disponibiliza 9 salas de Formação, entre as quais, 4 de multimédia e 5 de formação teórica/prática, equipadas com computadores. Disponibiliza ainda internet com e sem fios, projetores de vídeo, retroprojetor, colunas, câmara de vídeo e headphones a todos os utilizadores do espaço. Desde a sua abertura tem promovido diversos cursos de formação para a população ativa e particularmente funcionários da UBI e alunos, em domínios tão diversos como: informática, gestão, marketing, termalismo, inovação, empreendedorismo, construção civil, saúde, entre outros.

MISSÃO

  • Criar, Promover e Garantir Formação Profissional à Comunidade Académica e sua envolvente.

VISÃO

  • Reconhecimento do CFIUTE como Centro de Formação de Excelência

VALORES

  • Credibilidade – Assenta na cultura da qualidade do serviço prestado e na competência dos seus formadores.
  • Empenho -Tem em vista a estratégia, centrada na sua missão e visão. Este valor é visível na motivação para o bem-fazer.
  • Proatividade – Preocupação constante que permite antecipar as necessidades de formação dos seus clientes, podendo, assim, alocar de uma forma mais eficiente os recursos humanos, financeiros e materiais, sem perder de vista a inovação e a criatividade. A atitude proativa permite identificar e dar resposta às necessidades dos clientes, satisfazendo, assim, as suas necessidades e as necessidades do mercado.