Processo de Produção de Papel

A TECNICELPA tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos um programa especifico de formação técnica, na área da produção de pasta e de papel. Considerando o crescente interesse dos associados na formação, iremos levar a cabo esta ação em parceria com a Universidade da Beira Interior, na Covilhã.

Formadores:

Profª. Doutora Ana Paula Nunes de Almeida Alves da Costa;

Profª. Doutora Maria Emília da Costa Cabral Amaral;

Prof. Doutor Rogério Manuel dos Santos Simões

Quadros e Superiores, Sócios e não Sócios, das empresas do Sector da Pasta e do Papel e entidades universitárias e  de investigação.

Objectivos:

Identificar a composição e estrutura das fibras papeleiras e conhecer a sua influência nas propriedades do papel, – Conhecer os aspectos fundamentais da química do papel, nas suas vertentes química da parte húmida e tratamentos superficiais; – Conhecer os principais componentes do papel, fibras, cargas inorgânicas e aditivos e a sua importância relativa na composição e propriedades da folha nas diversas etapas de produção e no produto final; – Conhecer as propriedades mais relevantes dos papéis, a sua importância nas suas diferentes utilizações e os métodos usados na sua análise/quantificação.

Conteúdos programáticos:

• Materiais Fibrosos – morfologia das fibras
  • Preparação das pastas na fábrica de papel – desintegração, refinação e depuração
  • Aditivos químicos na fabricação do papel
  • A máquina de papel – formação, prensagem e secagem
  • Propriedades físicas e imprimabilidade do papel. Influência das variáveis de ação dos processos nas propriedades dos papéis
  • Produção de papel em máquina piloto
  • Técnologia dos tratamentos de superfície na paquina de papel
  • Seminário

11, 12, e 13 de outubro de 2017

Laboral

Local de funcionamento: