Research Projects

Coordenador do projeto” Hacker Fighter – Game-based approach to fight piracy and counterfeiting” O projeto Hacker Fighter pretende desenvolver o jogo HFighter. O objetivo do jogo é contribuir para a melhoria dos conhecimentos sobre a propriedade intelectual (IP) e os direitos de propriedade intelectual (DPI) em pessoas jovens através de um fun-to-play e jogo móvel livre, simultaneamente educativa. O jogo foi desenvolvido pela Universidade da Beira Interior (UBI) com o apoio do Instituto Europeu de União da Propriedade Intelectual. O projeto teve inicio em 01/09/2015 e termina em 31/10/2016.

Coordenador/Chefe de fila do projeto SCIENT: “A European University –Business Alliance aiming to foster young SCIEntists´ ENTrepreneurial spirit”. O projeto SCIENT pretende identificar o hiato existente entre os países do sul da Europa e do norte da Europa, pretendendo desenvolver um programa de aceleração para alunos de doutoramento das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Considerando que o conhecimento científico está no âmago da Economia do conhecimento Europeu, o SCIENT foca-se no estímulo ao desenvolvimento de competências empresariais entre jovens cientistas.O SCIENT envolve 15 parceiros pertencentes aos seguintes países: Alemanha, Chipre, Espanha, Itália, Inglaterra, Lituánia, Malta e Portugal. (2015-2017)

Parceiro do Projecto CT ENTREPRENEUR: “A European University-Business Alliance aiming to foster the entrepreneurial spirit of ICT students”. O ICT envolve 7 parceiros pertencentes aos seguintes países:  Alemanha,  Chipre, Espanha, Inglaterra e Portugal.(2014-2017)

Coordenador da equipa da UBI do PROJETO GROW INTERNATIONAL que visa disponibilizar uma formação, combinada entre sessões presenciais e e-learning, para apoiar o desenvolvimento de novas competências em PME inovadoras e novas empresas de base tecnológica (NEBT), para gestores, empregados e desempregados, de forma a promover, lançar e dar apoio a processos de internacionalização nestas empresas.  O projeto teve inicio em 1/outubro de 2013 e termino a 30/setembro de 2015.

Os parceiros envolvidos:

  • Parkurbis, Parque de Ciencia e Tecnologia da Covilha, SA, Portugal
  • Universidade da Beira Interior, Portugal
  • FUNDITEC, Fundación para el Desarrollo y la Innovación Tecnológica, Espanha
  • IASP, International Association of Science Parks and Areas of Innovation, Espanha
  • Hanse-Parlament e.V., Alemanha
  • Entreprise Rhone-Alpes International, França

Coordenador da equipa da UBI  no Projeto INESPO II (Innovation Network Spain-Portugal) que se apresenta como uma Rede de Transferência de Conhecimento Universidade-Empresa transfronteiriça, que é liderado pela Universidade da Beira Interior (UBI), e irá desenvolver-se até junho de 2015. Este Projeto dá continuidade ao projeto INESPO, terminado em 30 de junho de 2013. A parceria é constituída, para além da UBI, pela Fundación General de la Universidad de Salamanca (FGUSAL), Fundación General de la Universidad de León y de la Empresa (FGULEM), Universidade de Aveiro (UA), Conselho Empresarial do Centro / Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC/CCIC), Fundación General de la Universidad de Valladolid (FGUVA), Universidad Pontificia de Salamanca (UPSA) e Universidade de Coimbra (UC).

Coordenador da equipa da UBI no Projeto conjunto GEM (Global Entrepreneurship Monitor), envolvendo as regiões Centro e Alentejo de Portugal e a Extremadura-Espanha. O projeto pretende incorporar de maneira exaustiva a perspetiva e o conhecimento de todas as pessoas que participam, colaboram e impulsionam a criação de empresas, sendo imprescindível a visão de Especialistas, relacionados com a área.

Consultoria no âmbito do Projeto QI PME CENTRO/ACIFF – Qualidade e Inovação nas PME’s (ACCIF e CFIUTE/UBI) (2013/2014)

 Membro da equipa de investigação contratada pela UNIDO (United Nations Industrial Development Organization) para o fornecimento de um Estudo sobre o Impacto do Programa Curricular de Empreendedorismo (Project TF/MOZ/07/003). Trabalho de campo em Mozambique (3 províncias) (2013)

Coordenador da participação da UBI no projeto ACTION- Ações de Cooperação Transfronteiriça para a Inovação e Oportunidades de Negócio, (2009-2012) Programa POCTEP, Parceiros: CEC – Conselho Empresarial do Centro, ADE – Agencia de Inversiones y Servicios de Castilha Leon, UBI, PARKURBIS, Fundación Parque Cientifico de la Universidade de Salamanca, Fundación Parque Científico de la Universidade de Valladolid, FRAH-Fundación Rei Afonso Henriques. Equipa: Mário Raposo, João Ferreira e Susana Azevedo. Valor de financiamento UBI: 105 520,24.

Coordenador da participação da UBI no projecto CAIE (3.ªacção 2008) Parceiros: PARKURBIS; APTE, TAGUSVALEY; ASSOCIAÇÃO CENTRO DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA VASCO DA GAMA; UNIVERSIDADE DO ALGARVE; CEC; GLOBAL CHANGE; MUNICIPIO DE OEIRAS. Equipa: Ricardo Gouveia Rodrigues, Mário Raposo e Maria José Silva.

Coordenador da participação da UBI no projecto GESTINN – Acções em Gestão da Inovação nas Instituições da região SUDOE, para o impulso e melhoria da inovação e sua integração plena na estratégia geral das pequenas e médias Empresas. Projecto, financiado pela Iniciativa Comunitária INTERREG IIIB Sudoeste. Parceiros envolvidos: Espanha (FUNDACIÓN UNIVERSIDADE DA CORUÑA; FUNDACION LABEIN; EUROCEI. CENTRO EUROPEO DE EMPRESAS E INNOVACIÓN, S.A.; FUNDACIÓN MADRID PARA EL CONOCIMIENTO; GOBIERNO DE LAS ISLAS BALEARES-CONSEJERÍA DE TRABAJO Y FORMACIÓN) França:(AVAMIP – AGENCE DE VALORISATION DE LA RECHERCHE DE MIDI-PYRÉNÉES – TOULOUSE; INNOVALIS Aquitaine; APESA. ASSOCIATION POUR L´ENVIRONNEMENT ET LA SECURITÉ EN AQUITAINE) Portugal: (CEDES- Associação para um Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável; INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE; SODERCAN – SOCIEDAD PARA EL DESARROLLO REGIONAL DE CANTABRIA; Universidade da Beira Interior. (2007/2008).

Coordenador da participação da UBI no projecto CAIE – Centro de Apoio ao Empreendedorismo e à Inovação, no âmbito do programa EQUAL. (2005-2007) –  (1.ª /2.ª Acção). Parceiros: PARKURBIS, ANIL; ANJE; AECBP; GLOBAL CHANGE; CÂMARA MUNICIPAL DA COVILHÃ; CÂMARA DE COMÉRCIO INDÚSTRIA LUSO-ALEMÃ. Equipa: Arminda do Paço, Helena Alves, João Ferreira, João Leitão, Maria José Silva, Mário Raposo, Paulo Duarte, Paulo Pinheiro, Ricardo Gouveia Rodrigues e Susana Garrido Azevedo.

Coordenador do Projecto OBSEREGIO – Projecto, financiado pelo INTERREG III A, desenvolvido em parceria com equipas de investigação da Universidade da Beira Interior, Universidade de Évora, Universidade da Extremadura, em Espanha, e Universidade de Salamanca, em Espanha. O objectivo geral do projecto consistiu na avaliação da contribuição das Universidades no desenvolvimento do tecido regional, no âmbito da inovação, criação e desenvolvimento de empresas e na formação de recursos humanos. (2005-2007).

Coordenador pelo lado português da apresentação de um Projecto de Investigação submetido e aprovado pelas Acções Integradas Luso-Espanholas, conjuntamente com uma equipa da Universidade da Extremadura, com o titulo: “Aplicação da Teoria Económica Institucional à Criação de Empresas: Análise Empírica Comparativa Extremadura – Beira Interior”. A referida acção foi aprovada e financiada pelo CRUP, Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas para o período 2005/2006. Equipa: Mário Raposo e João Ferreira.

Entrepreneurship: The Process of Growth of Small Firm. Investigação desenvolvida no seio da Unidade de Investigação, NECE, e que pretendeu estudar as variáveis relacionadas com o crescimento e desempenho das pequenas empresas, Abril de 2003 a Dezembro de 2007.

Homepage