Resumos

Formação contínua de Professores de Matemática
Maria Augusta Ferreira Neves
Autora de manuais escolares e formadora de professores

Nos últimos anos, a procura de formação por parte dos professores de Matemática tem aumentado significativamente. Na experiência como formadora de centenas de professores nas áreas científica e pedagógica procurei saber porquê, para quê e como essa formação respondia aos professores que a frequentavam, muitas vezes com muito esforço depois de um dia intenso de aulas.

Nesta comunicação vou partilhar as conclusões deste trabalho e também refletir sobre a importância da formação contínua nas novas mudanças que já estão a ser implementadas a título experimental.

 

A Matemática está na moda
Adérito Araújo
CMUC, Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra

matemática está na moda! De acordo com um relatório da OCDE de 2008, “as empresas fortemente inovadoras que exploram adequadamente a matemática pode ganhar rapidamente uma vantagem comercial sobre os seus concorrentes”. Apesar de, muitas vezes, as suas contribuições serem invisíveis nos produtos finais, a matemática revela-se, cada vez mais, como o factor essencial na criação de valor acrescentado na indústria, a força motriz para a inovação, a alavanca para a competitividade. Ao fornecer uma estrutura coerente e uma linguagem universal para a análise, optimização e controlo dos processos industriais, o papel da matemática tem vindo a ser amplamente reconhecido tanto nas empresas como nos projectos de investigação mais inovadores. No entanto, paradoxalmente, continua a ser frequente a questão: ainda existem problemas onde a matemática possa desempenhar um papel relevante? A resposta é, claramente, sim e o desafio que se coloca é o de tentar, com exemplos de várias áreas, ilustrar essa evidência.

 

Matemáticas para profesores: de la historia de la matemática al uso de las nuevas tecnologias
Maite González Astudillo
Universidade de Salamanca, Espanha

Muchos investigadores consideran que el conocimiento matemático de un profesor no debe restringirse al puro conocimiento académico sino que debe considerarse un conocimiento aplicado. Esto significa que las matemáticas que debe dominar un profesor han de dirigirse hacia la práctica de la enseñanza. No sólo eso debe conocer los conceptos matemáticos en profundidad, también debe dominar la historia y el origen de estos conceptos matemáticos, sus aplicaciones a situaciones diversas y conocer tanto los aspectos conceptuales como procedimentales de los contenidos que le permitan diseñar tareas ricas para el desarrollo del pensamiento matemático en el alumno. Otro aspecto que debe dominar es el relativo al uso de la tecnología y cómo a través de ella hacer relevantes las características de los contenidos matemáticos.

 

Teremos Mesmo Isto Nas Nossas Aulas?
José Paulo Viana
APM – Associação de Professores de Matemática

A nossa conversa ou, talvez, discussão será em torno de algumas estratégias, recursos e conteúdos que queremos que estejam presentes nas nossas aulas ou que gostaríamos que não fossem esquecidos pelos professores e, sobretudo, por quem decide o que vamos ensinar.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0