Index of papers

CAPÍTULO 1 – EMPREENDEDORISMO

1.1 – THE ENTREPRENEURIAL INTENTION,  HUMAN CAPITAL INFLUENCES AND PERCEIVED BEHAVIORAL CONTROL  INFLUENCES
Etty Guerra de Queiroz; Pablo A. Muñoz Gallego

1.2 – ANTECEDENTES DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA: ANÁLISE CORRELACIONAL APLICADA A ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PORTUGA
Filipa Eira; Ana Rodrigues; Carlos Pires

1.3 – A ACTIVIDADE EMPREENDEDORA NA FRONTEIRA PORTUGAL-ESPANHA ALENTEJO- EXTREMADURA
Fernanda M. Policarpo; Ricardo H. Mogóllon

1.4 – EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO NA UNIÃO EUROPEIA – UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Helena I. B. Saraiva; Vítor M.S. Gabriel

1.5 – ESTUDIO DE LA INTENCIÓN EMPRENDEDORA EN LOS ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS
José Ángel Nicolás Iracheta Almaguer; Ricardo Hernández Mogollón; Mari Cruz Sánchez; Antonio Fernández Portillo

1.6 – INTRAEMPRENDIMIENTO SOCIAL EN LA UNIVERSIDAD
Jorge Carlos Lozano Laín; Ricardo Hernández Mogollón; Juan Carlos Díaz Casero; Antonio Fernández Portillo

1.7 – QUAL O PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO NA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ALUNOS DOS CURSOS DE CARATER PROFISSIONAL?
Carla S. Marques; Anderson Rei Galvão; Ricardo G. Rodrigues; Carmem T. Leal; Carlos P. Marques

1.8 – FUENTES ALTERNATIVAS DE FINANCIACIÓN PARA EL EMPRENDIMIENTO EN EXTREMADURA
Raúl Rodríguez Preciado; Mari Cruz Sánchez Escobedo; Antonio Fernández Portillo Ricardo Hernández Mogollón

 

 

CAPÍTULO 2 – INOVAÇÃO E ESTRATÉGIA

2.1- INOVAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO EM EMPRESAS FAMILIARES
Sofia D. T. Lemos; Vitor L. S. Braga; Alexandra M. S. Braga

2.2 – A COMPETITIVIDADE NO SETOR DA CORTIÇA EM PORTUGAL
Bárbara E. S. Pais; Filipa S. M. Gameiro; Joana A. M. Antunes; João J. M. Ferreira

2.3 – A CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DE IDI (NP 4457) NAS EMPRESAS EM PORTUGAL: ESTRATÉGIA E IMPLEMENTAÇÃO
Sérgio Gomes; Vítor Braga; Alexandra Braga

2.4 – GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS E INTRA-EMPREENDEDORISMO
Marta Félix; João Ferreira; Fátima Jorge

2.5 – AS PME FAMILIARES NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO: INFLUÊNCIA DA GESTÃO
Maria Couto; Marta Jorge; Tânia Veloso; Mário Franco

2.6 – BUSINESS INTELLIGENCE SUPORTADO POR TECNOLOGIA BIG DATA NA GESTÃO ESTRATÉGICA DAS EMPRESAS – ESTUDO DE CASO
Joanna Gonçalves; Carmem T. Leal

2.7 – LIGAÇÃO ENTRE ALIANÇAS ESTRATÉGICAS, CAPITAL INTELECTUAL E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM PMEs INDUSTRIAIS DE BASE TECNOLÓGICA
António Ferreira; Mário Franco

 

CAPÍTULO 3 – GESTÃO DO CONHECIMENTO

3.1 – RELAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO POSSUÍDO E OS TIPOS DE FONTES DE INFORMAÇÃO
Paulo G. Pinheiro; Dulce L. Esteves

3.2 – PERCEÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DE MARCA BRANCA: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL
Maria I. B. Ribeiro; António J. G. Fernandes

3.3 – REDES SOCIAIS ONLINE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA IDEIA DE INVESTIGAÇÃO
Ricardo Gouveia Rodrigues; Emerson Mainardes; Diana von Borell

 

CAPÍTULO 4 – FINANÇAS E CONTABILIDADE

4.1 – RELAÇÃO ENTRE A FREQUÊNCIA DA ELABORAÇÃO DA DEMONSTRAÇÃO DE FLUXOS DE CAIXA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA OS ADMINSTRADORES E TOC, NA ÓTICA DOS TOC
Ana Luísa Magalhães Fonseca; Carlos Quelhas Martins; Vasco Jorge Salazar Soares

4.2 – DIVULGAÇÃO SOBRE RISCOS FINANCEIROS: EVIDÊNCIA EMPÍRICA NO SETOR FINANCEIRO PORTUGUÊS
Marco Amaral; Kátia Lemos

4.3 – O CONTROLO DE GESTÃO NAS MULTINACIONAIS VERSUS SUBSIDIÁRIAS
Margarida M. M. Rodrigues; M. do Céu Alves

4.4 – ESTRUTURA DE CAPITAL DAS PME E A DIVERSIDADE REGIONAL EM PORTUGAL
Fernanda Matias; Zélia Serrasqueiro

4.5 – A COOPERAÇÃO E CONFIANÇA ENTRE OS AUDITORES INTERNOS E EXTERNOS NAS ORGANIZAÇÕES
Georgina Morais; Mário Franco

4.6 – FUNDS AND PERFORMANCE – A CASE STUDY OF NON-GOVERNMENTAL DEVELOPMENT ORGANIZATIONS (NGDO)
Marisa R. Ferreira; Amélia Carvalho; Filipa Teixeira

4.7 – OS BENEFÍCIOS FISCAIS ÀS COOPERATIVAS NO CONTEXTO IBÉRICO E O REGIME DOS AUXÍLIOS DE ESTADO NA UNIÃO EUROPEIA
Liliana Pereira

4.8 – EL AHORRO DEL SECTOR SANITARIO A TRAVÉS DEL PROGRAMA EXTREMADURA EN FORMA
Irene Carrera Prieto; Héctor V. Jiménez Naranjo; Milagros Gutiérrez Fernández; José Luis Coca Pérez

 

CAPÍTULO 5 – MARKETING E TURISMO

5.1 – AVALIAÇÃO DOS IMPACTES DE UM PROJETO TURÍSTICO – CULTURAL: O FESTIVAL INTERNACIONAL DE JAZZ DE LOULÉ
Fátima Barão; Leonor Salsa

5.2 – O PAPEL DO MARKETING INTERNO NA SATISFAÇÃO LABORAL NA REDE HOTELEIRA DA VIA COSTEIRA – NATAL/RN
Carlos Peixeira Marques; Carmem Teresa Leal; Breno Tinoco Cabral; Carla Susana Marques

5.3 – PERFORMANCE E LOCALIZAÇÃO: EVIDÊNCIA EMPÍRICA RELATIVA À INDÚSTRIA HOTELEIRA DE PORTUGAL E ESPANHA
Sandra C. F. Rebelo; Maria Fernanda L. I. Matias; Marco Paulo dos S. Carrasco

 

CAPITULO 6 – ECONOMIA E RECURSOS NATURAIS

6.1 – EMISSÕES DE CO2, ENERGIAS RENOVÁVEL E NÃO RENOVÁVEL E CRESCIMENTO ECONÔMICO: EVIDÊNCIA DE UM PAINEL DE PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL
Hélde Domingos; José Ramos Pires Manso; Alexandre Magno De Melo Faria

6.2 – INTERDEPENDÊNCIAS E DINÂMICAS ENTRE ÍNDICES AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEIS
Vítor M. S. Gabriel

6.3 – ENERGY-GROWTH NEXUS: AN EMPIRICAL STUDY UPON COUNTRIES WITH A BARRIER TO DIVERSIFY ENERGY SOURCES
Tiago L. Afonso; António C. Marques; José A. Fuinhas

 

CAPÍTULO 7 –  ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS

7.1 – FATORES DE SUCESSO NAS PMEs: ESTUDO DE CASO MÚLTIPLOS
Margarida Rodrigues; Maria Manuela Augusto; Vanessa Silva; Mário Franco

7.2 – A (DES) CONFIANÇA DOS BRIGANTINOS FACE AO SISTEMA BANCÁRIO PORTUGUÊS
António J. G. Fernandes; Maria I. B. Ribeiro

7.3 – ESTUDO EMPÍRICO DA CERTIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE NA COMUNIDADE INTERMUNICIPAL REGIÃO DE COIMBRA
Sofia Félix; Maria Georgina Morais

7.4 – APROXIMACIÓN AL ESTADO DEL ARTE DE LA EMPRESA
Antonio Fernández Portillo ; Mari Cruz Sánchez Escobedo; Ricardo Hernández Mogollón ;Raúl Rodríguez Preciado

7.5 –  EL DEPORTE COMO GENERADOR DE EMPLEO EN EXTREMADURA
Elena Carrera Prietom; Héctor Valentín Jiménez Naranjo; Mari Cruz Sánchez Escobedo; Antonio Fernández Portillo

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