No passado dia 15 de abril de 2021, a ANI – Agência Nacional de Inovação deu o seu reconhecimento de idoneidade à empresa Inklusion, incubada da UBImedical, para a prática de atividades de investigação e desenvolvimento no domínio técnico-científico das tecnologias de informação e comunicação (TIC). O reconhecimento de idoneidade em matéria de I&D é atribuído pela ANI e consiste num processo de reconhecimento de entidades na prática de atividades de I&D. Este pode assumir-se como um fator de diferenciação da entidade junto dos seus parceiros pela evidência das suas competências para a realização de atividades de I&D. Esta certificação vem permitir que os honorários da entidade, relativos a projetos que envolvam atividades de I&D nos domínios científicos ou tecnológicos reconhecidos, sejam elegíveis no âmbito das candidaturas ao Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarial (“SIFIDE II”) a apresentar pelos seus clientes.

Com sede na UBImedical – Incubadora de empresas da Universidade da Beira Interior – a Inklusion Entertainment foi fundada em 2013 e é uma empresa de novas tecnologias sendo já uma referência nas áreas do desenvolvimento criativo de soluções digitais, nomeadamente em mobile apps, web development, 3D modeling e virtual, augmented & mixed reality.

O reconhecimento de idoneidade por parte da InKlusion Entertainment é a certificação da sua competência na realização de atividades de investigação e desenvolvimento na área das TIC, mas também um fator de diferenciação para a empresa, sendo que esse reconhecimento de idoneidade é para as TIC aplicadas à indústria (robótica, eletrónica e nanotecnologias), TIC para acesso aberto ao conhecimento e Internet das coisas.