Close

+25 PERSPECTIVAS DO CIBERJORNALISMO

Acaba de ser lançado o livro “+25 Perspectivas do Ciberjornalismo“,  para o qual escrevi o prefácio. Podia ter feito “uma revisão sistemática da literatura ou uma análise exaustiva aos capítulos do livro“, mas isso “obrigavam-me a olhar para o passado e acrescentava pouco ao que foi escrito pelos autores. Por isso optei justamente pelo contrário:…

ESCUELA DE REVISORES

No passado mês de maio, Ignacio Aguaded, editor-chefe da Revista Comunicar , lançou o projeto “Escola de Revisores”. Juntaram-se a ele os editores de 14 revistas ibero-americanas de comunicação e o resultado é um excelente espaço de reflexão sobre revisão. Vale a pena acompanhar o trabalho em https://www.escueladerevisores.com/

JOVENS E USO DO SMARTPHONE

Maio é o mês de cerejas e, pelos vistos, também mês de artigos poisjá é o segundo publicado este mês. Desta vez com o Eduardo Pellanda e a Ana Cecília Nunes, da PUCRS, e ainda o Valeriano  Piñeiro-Naval, do Labcom, o trabalho tem como título “Mobile phones in young people everyday life: case study with Portuguese…

A TÉTRADE DE McLUHAN

Novo artigo publicado em conjunto com a Carolina Weber e a Eugénia Barichello. Com o título “A tétrade de McLuhan na pesquisa em comunicação: revisão sistemática de aplicações no Brasil e em Portugal”, o trabalho tem o seguinte resumo: “O artigo apresenta os resultados de um trabalho exploratório para mapear a aplicação da tétrade de…

JDM 2020

O congresso internacional  JDM – Jornalismo e Dispositivos Móveis 2020 realiza-se este ano nos dias 24 e 25 de novembro.  As comunicações podem ser enviadas até ao dia 31 de maio, sendo aceites apenas 6 por cada mesa. Tal como na edição do ano anterior, cada investigador tem 15 minutos para apresentar o seu trabalho,…

FAKE NEWS NO FACEBOOK

A revista Brazilian Journalism Review acaba de publicar um número especial sobre Fake News no jornalismo. Como resultado do seu pós-doc na UBI, a Maíra Bittencourt, juntamente comigo e com o Marco Andrade, publica o texto “Conteúdo virais no Facebook: estudo de caso na pré-campanha das eleições presidenciais brasileiras de 2018”

JORNALISMO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A revista DOXA Comunicación acaba de publicar um número especial sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no jornalismo. Em conjunto com o Renato Essenfelder, a Haline Maia e o Ricardo Jorge Pinto publico o texto “Automatización de textos periodísticos en la televisión brasileña: estudio de caso del sistema AIDA (Globo – Brasil)”