Close

UC de Webjornalismo

ANO LECTIVO 2019/20

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

A unidade curricular tem dois objetivos fundamentais: 1) contextualizar o jornalismo na web e o jornalismo móvel nos campos profissional, tecnológico e económico; 2) dotar o estudante de competências que lhe permitam exercer a função de jornalista numa publicação informativa online, usando a linguagem jornalística, as ferramentas e as plataformas mais adequadas.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 

1.Ecossistema mediático: o que mudou com a Internet e os dispositivos móveis de acesso
2. Jornalismo na web: Definição, origem e evolução.
3. Rotinas de Produção no Webjornalismo: a) Pesquisa e fontes; b) Planeamento; c) Técnicas de Redação com hipertexto; d) Integração de conteúdos multimédia;
4. Géneros jornalísticos na Web

AVALIAÇÃO:
1. Dado o carácter teórico-prático da disciplina, os alunos são aconselhados a estar presentes em 80% das aulas ministradas.
2. A avaliação é composta por quatro fatores:

– Uma reportagem (trabalho realizado em grupos de 3 alunos) – peso na nota final:  30%
– Duas notícias (trabalho individual) – peso na nota final:  20%
– Teste de avaliação teórico-prático (individual) – peso na nota final:  40%
Trabalho “O futuro do jornalismo” (individual) – peso na nota final:  10%

Obs: A nota final dos alunos que se apresentem a exame será calculada com base nos critérios definidos no ponto 2, substituindo-se a nota do teste pela nota do exame

 

BIBLIOGRAFIA:

Aguado, J.M., Feijóo, C & Martínesz, I. J. (2013). La comunicación Móvil: hacia un nuevo ecosistema digital. Barcelona: Gedisa
Bastos, H. (2011). Origens e evolução do Ciberjornalismo em Portugal. Ed. Afrontamento: Porto.
Barbosa, S. (org) (2007). Jornalismo Digital de Terceira Geração. Livros Labcom.
Barbosa, S. & Mielniczuk, L. (2013). Jornalismo e Tecnologias móveis. Livros Labcom.
Bolter, J. D. & Grusin, R. (1999). Remediation. Understanding New Media. Cambridge: The MIT Press,
Canavilhas, J. (org) (2013). Notícias e Mobilidade. Covilhã: Livros Labcom.
Canavilhas, J. (2014). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Livros Labcom.
Canavilhas, J. & Satuf, I. (2015). Jornalismo para Dispositivos Móveis. Livros Labcom
De Wolk, R. (2001). Introduction to online journalism. Boston: Allyn and Bacon.
Días Noci J. e Salaverria R. (org.) (2003). Manual de Redacción Ciberperiodística. Ariel: Barcelona.
Edo, C. (2002). Del papel a la pantalla: la prensa en Internet. CS Ediciones y publicaciones: Sevilla.
Fidalgo A. e Serra P. (org.) (2003). Jornalismo Online. Livros Labcom
FIidler, R. (1997). Mediamorphosis: Understandig New Media.Thousand Oaks: Pine Forge Press,
Hall, J. (2001). OnLine Journalism: a critical primer. Pluto Press: Londres.
Herbert, J. (2000). Journalism in the Digital Age. Oxford: Focal Press.
Larrondo, A., Meso, K. & Tous, A. (2014). Shapping the News Online: Livros Labcom
Longhi, R. & d’Adréa C. (org) (2012). Jornalismo Convergente. Florianópolis: JORTEC – Editora Insular
López, X. & Pereira, X. (edit) (2010). Convergencia Digital: Reconfiguración de los medios de comunicación en España. SPICUSC: Santiago de Compostela.
Machado E. & Palácios M. (org) (2003). Modelos de jornalismo digital. Edições GJOL: Salvador.
Manovich, L. (2001). The Language of New Media. Massachusetts: The MIT Press.
Quadros, C. Et al (2011). Jornalismo e convergência: ensino e práticas profissionais. Livros Labcom
Paulino, R. & Rodrigues, V. (org) (2013). Jornalismo para Tablets: pesquisa e prática. Florianópolis: Editora Insular
Primo, A. (2007). Interação mediada por computador. Porto Alegre: Edit. Sulina
Rodrigues, C. (2009). Jornalismo On-Line: modos de fazer. Edit. Sulina: Rio de Janeiro.
Salaverria, R. (2005). Redacción periodística en Internet. Pamplona: EUNSA.
Scolari, C. (2004). Hacer clic: hacia una sociosemiotica de las interacciones digitales. Barcelona: Gedisa
Siapera, E. & Veglis, A. (2012). The Handbook of Global Online Journalism. W. Sussex, Wiley-Blackwell
Valcarce, D. & Álvarez M. (2004). Ciberperiodismo. Editorial Sintesis: Madrid

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Leave a Reply