Informação Geral

 

Crescimento Sustentável, Competitividade, Inovação, Turismo e Bem-Estar – Novos desafios para a economia Mundial

 

O XXI Congresso da Sociedade Economia Mundial Economia Mundial vai decorrer nos dias 12, 13 e 14 de junho de 2019, organizado pelo Departamento de Gestão e Economia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e pela Universidade da Beira Interior, em Portugal. Tem como tema de fundo “Crescimento Sustentável, Competitividade, Inovação, Turismo e Bem-Estar – Novos Desafios para a Economia Mundial”.

O congresso vai decorrer no Campus da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior, na Estrada do Sineiro s/n, Covilhã, bem no centro de Portugal e relativamente próximo da Espanha (ao lado e a meio-caminho das províncias de Cáceres e Salamanca).

A Comissão Organizadora espera que algumas das melhores comunicações possam ser publicadas numa edição /número especial da Revista World Economic (Journal) /Revista de Economia Mundial uma revista da WES-World Economy Society / SEM-Sociedade de Economia Mundial, indexada às listas ISI / JCR e SCOPUS).

Está previsto haver sessões plenárias e mesas-redondas e sessões paralelas para apresentação de comunicações, artigos e ‘ponencias’. Aceitam-se também candidaturas para a organização de sessões temáticas especiais em áreas propostas pelos concorrentes, mas cujas comunicações terão que que merecer sempre a aprovação do Comité Científico do congresso. Este comité reúne reputados investigadores nacionais e estrangeiros e com vasta obra publicada internacionalmente.

Como nos anos anteriores, será também atribuído o Prémio José Luís Sampedro embora com algumas alterações face aos anos anteriores (ver detalhes do regulamento).

Haverá outras atividades complementares, como a realização de workshops / talleres / conferências plenárias e mesas redondas cujos temas estão neste momento ainda em discussão e aprovação.

 

Workshops:

Tema 1 a definir proximamente

Tema 2 a definir proximamente

 

Mesas redondas:

– Como ser bem-sucedido em publicações científicas: sessão com editores /diretores de revistas científicas e com a participação de de investigadores com provas dadas que discutirão com os interessados/as as melhores formas de aumentar o ritmo e a qualidade das publicações em revistas / journals ISI/JCR, Scopus e outras. Uma das presenças previstas é a da Diretora da Revista de Economia Mundial propriedade da SEM.

– Sessão com editores de livros: Durante o congresso e com a presença de editores livreiros, nacionais e estrangeiros, será organizada uma sessão de apresentação de livros e/ou e-livros sobre temas do interesse dos assistentes ao congresso da área da economia, economia social, finanças e gestão económica.

Esses livreiros aproveitarão a sua presença para expor os seus últimos livros e demais publicações durante os dias do congresso.

 

Atividades lúdicas:

Como atividades lúdicas temos previstas:

– Porto de honra / copo de vinho do Porto e outros da região no pátio/hall da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro s/n, Covilhã, Portugal, no edifício onde decorre o Congresso.

– Degustação de diversos produtos locais (cereja e outras frutas locais, o famoso Queijo da Serra (de ovelha), presuntos e enchidos, entre outros).

– Visita guiada ao centro histórico da cidade (edifícios em ‘art nouveau’ e alguns exemplos de street art espalhados pela cidade / centro histórico.

– Visita e lanche no Museu dos Lanifícios da Universidade

– Jantar de gala num restaurante de hotel da região (a comunicar posteriormente).

– Visita guiada a um lugar de interesse turístico – cidade histórica / centro histórico da cidade, alguns edifícios em nova arte da cidade e algumas das pinturas de Arte Urbana existentes.

 

XII Prémio “JOSÉ LUIS SAMPEDRO” 

Regulamento do XI Prémio “JOSÉ LUIS SAMPEDRO”

Como no anos anteriores,vai atribuir-se  o XII Prémio “JOSÉ LUIS SAMPEDRO” atribuído pela WES-World Economy Society / SEM-Sociedade Economia Mundial, para promover e divulgar pesquisas ou investigações na área da economia mundial. Esse prémio rege-se pelo seguinte regulamento:

1. O prémio anunciado será escolhido dentre as comunicações enviadas ao XXI Congresso de Economia Mundial e que a ele se candidatem voluntariamente

2. O tema dos trabalhos concorrentes tem que se enquadrar numa das áreas científicas da economia mundial previstas para este congresso.

3. O prémio inclui um diploma especial e de uma peça artística ambos com menção ao Prémio. Se os autores e o editor da revista concordarem, o trabalho poderá vir a ser publicado no World Economic Journal, com menção expressa ao Prémio.

4. O prazo de apresentação das comunicações candidatas será o mesmo da apresentação das comunicações ao XXI Congresso da WES/SEM.

5. As obras e autores que optarem pela candidatura ao prémio devem respeitar os seguintes requisitos:
– Remissão do trabalho nas mesmas condições e datas das comunicações do XXI Congresso do SEM, com a indicação no envio que desejam candidatar-se ao prémio.
– Avaliação positiva por parte do Comitê Científico do XXI Congresso do SEM.
– Inscrição no XXI Congresso da WES/SEM.
– Apresentação da comunicação na mesa atribuída no XXI Congresso do WES/SEM.

6. Os trabalhos serão submetidos a um processo de avaliação dupla por pares.
– A primeira avaliação será feita pelos presidentes das áreas temáticas do XXI WES/SEM, que concederão uma qualificação aos trabalhos que atendam aos requisitos estabelecidos na cláusula quinta.
– Os trabalhos mais qualificados serão avaliados, posteriormente, por um júri designado para o efeito pela World Economic Society/Sociedade de Economia Mundial e pela organização.

7. O júri pode decidir não atribuir o Prémio se considerar que os trabalhos apresentados não satisfazem os critérios de qualidade e méritos exigidos.

8. A decisão do júri é inapelável.

9. A participação neste Prémio implica a aceitação expressa de todas as condições que o regem.

 

As comunicações serão avaliadas de acordo com as seguintes normas:

NORMAS PARA AVALIAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES CANDIDATAS AO XXI CONGRESSO MUNDIAL DE ECONOMIA QUE ESCOLHE O XII PRÉMIO DE ECONOMIA MUNDIAL “JOSE LUIS SAMPEDRO”

Será pontuado de 1 a 10 cada um dos itens. A nota final será a média das pontuações obtidas em cada uma das epígrafes.

1 Tópico, importância do tema atual: Se se refere a aspectos da economia mundial ou da economia internacional, ou a outros aspectos da economia nacional com conclusões que podem ser extrapoladas para outros países, ou para aspectos relacionados com o exterior ou o desenvolvimento da economia nacional.

2 Objetivos: Se estão rapidamente identificados, claramente definidos, precisos e exequíveis.

3 Premissas e delineamento da pesquisa: Se são claros, precisos e exequíveis, se são adequados para o objetivo do estudo.

4 Metodologia, técnicas estatísticas: Se apropriados para os tipos de variáveis ​​usadas, se são suficientes para replicar o estudo, e se as técnicas são apropriadas para responder às hipóteses formuladas.

5 Estrutura: Se é adequada aos objetivos, hipóteses e metodologia.

6 Tabelas, tabelas e gráficos: Se são suficientes e apropriados e se apresentam informações suficiente para a sua interpretação.

7 Discussão ou análise: Se examina e interpreta os resultados corretamente de acordo com o seu significado e limitações.

8 Resultados e conclusões: Se os resultados apresentam informação relevante para os objetivos do estudo, se são relevantes, se incluem dados suficientes para justificar as conclusões e se as conclusões se baseiam nos resultados.

9 Bibliografia, referências bibliográficas: Se lista as obras importantes, se a bibliografia é atual e se são suficientes e apropriadas.

10 Resumo: Se é claro, e inclui os objetivos e hipóteses (se aplicável), o design, a descrição dos métodos e as variáveis.

 

Datas para envio de comunicações/artigos/’ponencias’:

Envio de comunicações (até 7000 palavras): 30 de abril de 2019

Notificação de aceitação: até 20 de maio de 2019.

 

 

Organização:

                   

 

 

Patrocínios: