Áreas Científicas

 

Áreas científicas do congresso

1. Inovação e desenvolvimento tecnológico na economia mundial
2. Investimento direto estrangeiro e sua importância na globalização
3. Finanças internacionais e risco bancário na U.E. e o mundo
4. Integração económica internacional e comércio
5. Economia social e políticas sociais no mundo
6. Economia, energia e meio ambiente: os desafios internacionais
7. Mercado de trabalho na economia mundial
8. Competitividade e globalização: cadeias globais e valor
9. Setor cultural e artístico na economia internacional
10. Economia do turismo e lazer na economia mundial
11. Tendências e perspectivas da economia global: o papel das instituições internacionais.
12. Novas metodologias no estudo da economia mundial
13. Pobreza, desigualdade e desenvolvimento económico
14. Outras áreas da economia mundial
15. Oficinas de inovação educativa e pedagógica (workshops)

 

Normas de edição dos artigos/comunicações

Os documentos devem estar escritos no formato PDF, a um espaço com margens direita e esquerda de 2,5 cm e devidamente paginados. A extensão total dos documentos não deve exceder 7.000 palavras, incluindo referências bibliográficas, notas de rodapé e anexos. As notas de rodapé dos documentos devem ser colocadas na parte inferior da página, bem como numeradas por ordem crescente (1, 2, 3,…).

O tipo de letra será o Arial, tamanho 12. Em circunstância alguma poderá ser usado texto sublinhado ou a negrito. Os títulos serão numerados de acordo com o esquema indicado no modelo (1., 1.1., 1.1.1., 2 …), terão formato Arial 12, como se pode ver no modelo (sem usar letras maiúsculas). No caso de querer destacar uma frase ou palavra no texto deve usar o itálico. Para os decimais, usa-se a vírgula (,) nos textos em português e espanhol, e o ponto (.) (nos textos em inglês.

A primeira página do documento incluirá o título do trabalho em português e/ou espanhol e inglês, o nome completo do autor ou autores, a sua afiliação institucional (quando exista) e o e-mail, um resumo em português, espanhol e inglês (de aproximadamente 100 palavras cada), entre 2 a 5 palavras-chave em português e/ou espanhol e inglês e classificação JEL (dois dígitos) (ver modelo em <template>). Os nomes dos autores e referências pessoais não podem aparecer no restante do texto, para não permitir a identificação do autor pelos avaliadores. Pela mesma razão, as auto-citações devem ser evitadas na versão do artigo enviada para avaliação.

As tabelas ou quadros, gráficos e figuras devem ser integradas no texto devidamente ordenado e com referência às fontes de origem. Cada um desses elementos deve ser precedido por um título (Arial 12), numerado e ordenado do menor para o maior. O tamanho da fonte para os gráficos e tabelas será Arial 10.O texto a cores deve ser convertido em escala de cinza diferenciando as linhas com diferentes símbolos ou tons de cinza, já que a impressão das cópias é feita a preto e branco. As linhas das imagens serão pretas a 0.5 ponto de espessura. A edição de todos os gráficos e tabelas deve ser a original – a inclusão de um gráfico ou imagem tirada de outro documento não é aceite.

As fórmulas matemáticas incluídas no texto devem ser numeradas sequencialmente, podendo ser editadas com qualquer editor de equações, incluindo o MathType.  As fórmulas serão escritas em tamanho Arial 12 e em itálico. As referências bibliográficas serão colocadas no final do texto, com ‘recuo’ francês, seguindo a ordem alfabética dos autores. Não inclua referências que não tenham sido citadas no texto. Todas as citações do texto devem aparecer nas referências bibliográficas. Para mais pormenores sobre a bibliografia veja os exemplos seguintes.

 

Exemplos de referência:

Um livro com um único autor: Sampedro, J. L. (1972): Conciencia de subdesarrollo, Salvat, Barcelona.

Exemplo de referência de um libro com mais do que um autor:
Sampedro, J. L. & Martínez Cortiña, R. (1975): Estructura Económica. Teoría básica y estructura mundial, Ariel, Barcelona, (1ª ed. 1969).

Exemplo de referência de um artigo publicado numa revista:
Sampedro, J. L. (1999): “Una visión del subdesarrollo hace 30 años”, Revista de Economía Mundial, 1, 135-143.

Forma de citar no texto: As referências bibliográficas que aparecerem no texto devem estar entre parênteses, indicando o sobrenome do autor, o ano de publicação – e eventualmente, o número de páginas como se indica no exemplo: (Sampedro, 1972: 32-33).